Próxima Centauri

Dúvidas e Perguntas?

O Sol está a 150 milhões de quilômetros da Terra, ou sejam, aproximadamente 8 minutos-luz de distância. A segunda estrela mais perto de nós está a 4,22 anos-luz de distância! Ou 3,99E+13 km! Quase 40 trilhões de quilômetros!

Que estrela é esta?

Seu nome é Próxima e fica na constelação do Centauro. Seu número no Catálogo de Tycho é TYC 9010-4949-1. Quase todos os livros de astronomia fazem referência a ela, mas poucos mostram sua posição. Se procurarmos em suas coordenadas nas cartas celestes, RA: 14h 29m 42.9484s Dec: 62° 40' 46.146" S (J2000.0) normalmente não encontraremos nada.

Se é a mais próxima do Sol deve ser uma estrela brilhante, certo? Errado! É uma estrela minúscula, só vista através de telescópios e difícil de ser localizada no céu.

Ela é parte de um sistema estelar múltiplo: Alfa Centauri, que é chamada pelos navegantes de Rigil Kentaurus, ou abreviadamente Rigil Kent. aCen é a terceira estrela mais brilhante do firmamento, facilmente localizável a olho nu, e que, na realidade é uma estrela tripla onde duas mais brilhantes aCen A (m= -0,01) e aCen B (m= 1,35) estão lado a lado. As duas giram em torno de um centro de gravidade comum em um período de 80 anos. Separadas por 14 segundos de arco, formam uma belíssima dupla a uma distância de 4,39 anos-luz de nós, de fácil resolução com um pequeno telescópio.

O terceiro componente, aCen C é uma massiva anã vermelha minúscula, com um diâmetro uma vez e meia o do planeta Júpiter e cerca de 150 vezes a sua massa, uma das menores estrelas conhecidas. Está 2º 11' a SSW das primeiras, com uma magnitude m= 11,01. Por isso é tão difícil de ser encontrada. Estima-se que gaste alguns milhões de anos para completar uma órbita em torno da duas primeiras.

Seu brilho é 10.000 vezes menor que o do Sol e sua paralaxe trigonométrica é de 0.7723 segundos de arco. Devido à pequena distância apresenta um rápido movimento próprio de 8,26 segundos de arco por ano.

Comparando as imagens dos mapas para 2002 e 2030, poderemos notar o movimento da estrela neste período.

A inversão de suas posições ainda nos permite montar um mapa estereográfico:

Mapa Estereográfico

Para visualizar o mapa estereográfico você talvez precise de um pouco de treino. Focalize seu olho esquerdo no quadro da esquerda e o olho direito no quadro da direita. É como se você estivesse observando algo distante. Seu cérebro se encarregará de juntar as duas imagens formando uma terceira, e Próxima Centauri saltará da tela. Ela é a estrelinha vermelha à direita do centro.
Se não funcionar, experimente aproximar ou afastar o rosto da tela.

25-nov-2002

Voltar