O ponto L2 de Lagrange

Dúvidas e Perguntas?

Com o lançamento do Telescópio James Webb, o ponto L2 de Lagrange ficou muito em evidencia, mas pouca gente conhece suas características.

Joseph-Louis Lagrange, entre vários trabalhos importantes, publicou estudos sobre as perturbações orbitais que permitiram o equacionamento de 5 pontos gravitacionais estáveis causados pelo movimento de dois corpos com diferença de massa superior a 25 vezes.

No caso Terra-Sol tres destes pontos estão localizados sobre a linha das apsides da nossa órbita, dois deles 1,5E+6 km da Terra e foram nomeados como L1 (entre a Terra e o Sol) e L2 ( do lado oposto da Terra), e um terceiro, do lado oposto do Sol.

Nestes pontos devido à ação simultânea do campo gravitacional dos dois corpos e de sua rotação, existe um equilíbrio instável com um período de ~23 dias como equacionado por Lagrange, que nos permite manter uma sonda com um pequeno consumo de combustível. Estas manobras geram uma órbita em forma de flor

Apesar de ouvirmos que o JWT ficará inacessível, a 1.500.000 km da Terra, ele não ficará muito longe, isto é apenas quatro vezes mais distante que a Lua.

Várias sondas já foram lançadas em direção a este ponto, como o telescópio GAIA que refez e expandiu para 1 bilhão nosso catálogo de estrelas com grande precisão, o telescópio infravermelho HERSCHEL e outras missões estão previstas, como a EUCLID, PLATO e WFIRST (veja Satélites e Sondas na seção Dicas).

Muita gente pensa que o JWT será protegido da luz solar pela Terra, mas ele estará além do cone de sombra criado por ela!

O L2 fica aproximadamente a 151.100.000 km do Sol, que de lá é visto sob um angulo de 31' 46" de arco; praticamente do mesmo tamanho que o observamos da Terra (31' 59"). E a Terra vista de lá é observada sob um ângulo de 27' 31" , ou seja, apenas um pouco menor. Mas esta diferença não é suficiente para que a Terra "proteja" o JWT da radiação do Sol e ele estará na região de penumbra enquanto a Terra faz o transito a cada órbita em forma de petala (Lissajous). O restante da órbita irá expô-lo completamente à luz do Sol.

Diâmetro aparente do Sol e da Terra vistos do ponto L2

Para evitar a radiação térmica o JWT é protegido por várias camadas de filme metalizado na forma de um escudo.

30-nov-2015

Voltar