Utilizando os mapas mensais

Dúvidas e Perguntas?

Neste conjunto existem 12 mapas zenitais (zênite no centro do círculo) que representam todo o céu acima do horizonte para as coordenadas de Belo Horizonte, latitude de 20º S e longitude 44º W, nas datas indicadas.
O horizonte é representado pelo círculo e as estrelas estão posicionadas para as 20 horas do dia 15 de cada mês.
Para localizar as constelações deveremos considerar a nossa posição como se estivessemos olhando para o céu, com o mapa acima de nossa cabeça.
Com uma bússola, ou pelo Cruzeiro do Sul, oriente o mapa pelos pontos cardeais e localize as estrelas principais. Fazendo coincidir os rumos do mapa com os pontos cardeais você poderá localizar todas as constelações visíveis.

Mas vamos supor que você queira observar um cometa que só aparece às 4 horas da manhã. Qual mapa nos mostrará o céu daquela hora?

Céu visível

Um observador em A, logo após o ocaso verá somente a parcela do céu que está acima do horizonte. Mas durante a noite, a rotação da Terra irá revelando o céu do nascente, até a aurora astronômica, que ocorre cerca de 15º antes do nascer do Sol, no ponto B. Como o ângulo a é muito pequeno devido à distância do Sol, só não poderemos ver 30º nas proximidades do Sol, que são ofuscadas pelo seu brilho. Desta maneira, poderemos ver, durante uma noite qualquer, cerca de 330º do firmamento, ou seja, 90% do céu visível de nossa latitude.
Como temos 12 mapas, um para cada mês, estes mapas estão defasados exatamente de 30 graus (360 / 12), ou seja: duas horas. Isto significa que a cada duas horas, o deslocamento aparente das estrelas nos mostrará o céu do mês seguinte.
Então para se ter o mapa de outra hora basta calcular a diferença para cada duas horas.
Por exemplo, para visualizar o céu das 4 horas da manhã do dia 15 de março, basta calcular a diferença em horas: entre as 20 horas (hora do mapa) e as 4 horas da manhã temos uma diferença de 8 horas, que divididas por 2 nos dá 4. Basta então observar o mapa do mês de julho: mês3 (março) + 4 = mês7 (julho). Do mesmo modo, para ter o mapa das seis horas da tarde basta consultar o mapa do mês anterior (mês3 - ((20 - 18) / 2) = mês2).

Voltar