Orion

Orion, o caçador

Dúvidas e Perguntas?


Abreviação IAU - Ori / Genitivo latino - Orionis

Use o mouse para identificar as estrelas e os objetos indicados.

Posição: Sobre o equador, em torno da Ascensão Reta 5h 30min.

A constelação já era conhecida dos gregos e árabes (~5.000 AC), e foi catalogada por Cláudio Ptolomeu (127-145 DC).
Segundo a mitologia grega, quando Órion, o caçador saiu para caçar com Ártemis, a deusa da caça, seu irmão Apolo, temendo por sua virgindade, mandou um escorpião atacar Órion. Para fugir do escorpião Órion mergulhou no mar. Apolo enganou Ártemis e mandou que ela atirasse num vulto no meio das ondas, e Ártemis feriu Órion. Não podendo salvá-lo, Ártemis colocou Órion no céu, onde até hoje é perseguido pelo escorpião.
Órion e o Escorpião estão em posições opostas no céu, e as duas constelações nunca aparecem ao mesmo tempo. Quando Órion se esconde no horizonte oeste, o Escorpião está aparecendo no leste.
Alnitak, Alnilam e Mintaka, zeta, epsilon e delta Orionis respectivamente, formam o asterismo das Três Marias. Outro asterismo interessante é NGC 2169, cúmulo aberto próximo ao punho da clava, que forma o número 37.
Ao sul de zeta, próximo a sigma Orionis está a famosa nebulosa escura Cabeça de Cavalo, destacada contra a nebulosa brilhante NGC 2023, mas é necessário um telescópio de grande abertura e grande luminosidade para ser vista. Junto a theta Orionis está a Grande Nebulosa de Orion, visível a olho nu.