Scorpius

O Escorpião

Dúvidas e Perguntas?


Abreviatura IAU - Sco / Genitivo latino - Scorpii

Use o Mouse para identificar as estrelas e os objetos indicados.

Posição: Ascensão Reta 17h e declinação 30º Sul.

Esta constelação já era conhecida dos gregos e árabes (~5.000 AC), e foi catalogada por Cláudio Ptolomeu (127-145 DC).
Segundo a mitologia grega, este seria o escorpião enviado por Apolo para atacar Órion, quando ele saiu para caçar com Ártemis, a deusa da caça, irmã de Apolo, que temia por sua virgindade. Para fugir do escorpião Órion mergulhou no mar. Apolo enganou Ártemis e mandou que ela atirasse num vulto no meio das ondas. Fazendo isso, Ártemis feriu Órion, e não podendo salvá-lo, o colocou céu, mas o escorpião o seguiu.
Órion e o Escorpião estão em posições opostas no céu, e as duas constelações nunca aparecem ao mesmo tempo. Quando Órion se esconde no horizonte oeste, o Escorpião está aparecendo no leste.
É uma das poucas constelações que verdadeiramente se parecem com sua designação. Está num campo rico da Via Lactea, com diversos aglomerados de fácil observação. Campo bom para binóculos e telescópios de pequenos aumentos. Antares, alfa Scorpii, está envolta em uma nuvem da gas avermelhada. Dschubba, delta Scorpii, apresentou uma irregularidade no seu brilho a partir de julho de 2000: de uma magnitude 2,2 passou a 1,7 e está com o brilho oscilando entre 1,6 e 1,8 de modo ainda não explicado, tornando-se uma estrela variável.