A montagem equatorial

Se você optar por construir uma montagem equatorial, é recomendável que a instalação seja fixa, onde poderá ser orientada e alinhada. O alinhamento é trabalhoso e não deve ser perdido a cada observação.
O ideal é que seja uma construção independente, afastada de prédios e sem obstruções. Construa um pilar sólido, de preferência sem ligação com o piso, para evitar trepidações devido ao seu próprio deslocamento. No caso de construção sobre uma laje, ancore o pilar sobre um cruzamento de paredes e faça um piso suspenso, apoiado nos limites da laje.

Na falta deste local exclusivo, uma solução intermediária pode ser a preparação de uma base ou interface onde a montagem se encaixe com precisão, para que o alinhamento não seja perdido a cada remoção. Alguns amadores constroem esta base em sítios e chácaras.

Uma opção interessante para os que dispõem de um tripé rígido, é a fixação no piso de três elementos de guiagem: um furo cônico, uma ranhura em V e uma placa plana. Quando encaixado neste gabarito o tripé consegue repetir o alinhamento com bastante precisão.

Os tripés desmontáveis ou ajustáveis não atendem a estes requisitos, e se prestam mais a montagens altazimutais.

Se precisar de um projeto para a construção de uma montagem equatorial germânica, faça o download do arquivo monteq18.dwg (AutoCad) que atende a telescópios de tamanho médio (até 180 mm de abertura / tubos de 200 mm de diâmetro). Este projeto foi concebido para execução em uma oficina pequena, que disponha de serviços de torno e solda.

Download do projeto (428 kb)

Se você não dispõe do AutoCad, copie o arquivo em disquete e leve a uma copiadora, que providenciará a impressão no formato A0.

Apesar da construção simples, estão previstos recursos para alinhamento do pólo, ajustagem da latitude e bases para instalação de freios, dispositivos de ajustagem fina, círculos graduados e sistema de acompanhamento.

Telescópios mais pesados ou de maiores aberturas precisarão de eixos e mancais mais reforçados.

Se você quiser instalar um sistema de acompanhamento pode usar o projeto básico disponibilizado abaixo. Neste projeto (AutoCad 14 - formato A3) foi utilizado um motor síncrono de 1 rpm, uma coroa de 240 dentes com sem-fim de uma entrada e uma redução complementar de 6:1 nas engrenagens.

Download do projeto (273 kb)

Uma embreagem extra, no eixo do pinhão, protege o sistema contra algum bloqueio e permite o ajuste fino da ascensão reta. Este sistema tem uma relação de 1.440:1, que faz o acompanhamento solar, mas um variador eletrônico de freqüência pode obter facilmente o acompanhamento sideral, lunar ou de cometas.