A lapidação e o polimento

Terminada a ajustagem, poderemos iniciar o trabalho de lapidação e polimento.
Este trabalho é feito em duas fases distintas: a lapidação com abrasivos (#1000 e #1500) e o polimento fino, usando o rouge para óptica sobre uma ferramenta de betume, breu e cera de abelhas, conhecida dos Atm's com "pitch-lap". Somente nesta última etapa é que o vidro ficará brilhante e transparente novamente. Mas elas podem se alternar na busca de uma superfície perfeita.

É recomendável trocar tudo que foi usado com os abrasivos anteriores: panos, copos, colherinha, etc. e forrar a mesa da bancada com uma folha de papel toalha, colocada por baixo dos fixadores.

Depois de uma limpeza caprichada, iniciamos o polimento com o abrasivo #1000 diluído em 1/2 copo de água, utilizando o curso 3 de ajustagem , mas limitando a amplitude a 2 ou 3 cm e com um deslocamento lateral constante de 3 a 4 cm.

O peso do vidro é suficiente para promover o desbaste, não force com as mãos.

Trabalhe até eliminar todos os traços do esmeril anterior e repita a operação para o abrasivo #1500. No final do trabalho os blocos deverão deslizar perfeitamente quando separados por duas ou três gotas de água limpa. A lapidação estará completa quando não existirem mais sinais do abrasivo #1000 e o espelho conseguir refletir o filamento aceso de uma lâmpada incandescente forte num ângulo de 45 graus.

Uma atenção especial deve ser dada à fase de lapidação. É nesta fase que definimos a curvatura final do espelho. O polimento com rouge não conseguirá corrigir defeitos remanescentes da lapidação ou algum arranhão acidental. Por isso não hesite em voltar à lapidação sempre que constatar problemas no início do polimento, você ganhará muito tempo. Estenda a última seção por uns 20 minutos, usando a "lama" do abrasivo e adicionando apenas água quando necessário.

Agora temos de preparar a ferramenta plástica de polimento. Esta ferramenta tem uma característica interessante: é tão dura que se quebra se houver um choque, mas quando prensada, deforma lentamente com o tempo, tomando a forma exata do espelho.

Para fazer o polidor , vamos usar a parte de trás da ferramenta (parte plana), porque voltaremos à lapidação sempre que necessário e assim deixaremos a face convexa livre.

Você vai precisar de um pedaço de betume em pedra, daquele duro, usado para a impermeabilização de lajes, uns 100 g de breu e um pouco de cera de abelhas.
Coloque 50 gramas de betume em uma lata de 1 litro e aqueça em fogo baixo.

(Cuidado! Os vapores do betume são inflamáveis e teem um cheiro desagradável).

Acrescente 30 a 50 gramas de breu em pedra e misture bem com uma vareta de madeira.
Quando não restarem mais pedaços de betume ou breu, apague o fogo e usando a vareta faça um pequeno corpo de prova juntando umas 5 gotas sobre uma folha de jornal e espere esfriar bem. Depois de frio o betume deve soltar facilmente do jornal. Se estiver grudento é sinal que ainda está mole demais.

Pressione a amostra com a unha do polegar durante 10 segundos.
Sua unha deve fazer uma pequena marca no betume.

Se estiver muito macio, acrescente mais um pouquinho de breu. Se estiver muito duro coloque mais betume.

À medida que os solventes do betume evaporam, as amostras vão ficando mais duras.
Quando a mistura estiver "no ponto", despeje uma camada de meio centímetro sobre o verso da ferramenta.
Para isso, corte uma tira comprida de jornal de 3 cm de largura, enrole em torno da ferramenta e fixe com um elástico.
Quando esfriar e o betume endurecer, retire o papel e trace um quadriculado de 20 x 20 mm tomando o cuidado para que a pastilha do meio não fique centrada na ferramenta. Isso tornará mais aleatório o polimento. Usando uma chapinha dobrada em V ou uma haste de ferro de 5 mm de diâmetro aquecidas no fogo faça sulcos sobre o traçado. No final teremos um quadriculado de pastilhas de aproximadamente 15 x 15 mm. Use um trapo para limpar o excesso de betume das ferramentas durante o trabalho.
Use uma faca aquecida no fogo e chanfre as bordas do betume para que a superfície fique um pouco menor que o espelho. Em seguida derreta um pouco de cera de abelhas em outra vasilha e, usando um pincel, espalhe uma camada bem fina sobre o betume. Se a superfície ficar esbranquiçada pela cera, é sinal que a camada ficou muito grossa. Use uma lâmina e raspe o excesso.

A principal característica deste polidor é que ele escoa ao longo do tempo e tomará lentamente a forma exata do espelho, quando prensado. No caso de um choque, o betume se quebrará como vidro. A fina camada de cera de abelhas absorverá as pequenas partículas do rouge durante o trabalho e o polimento será mais rápido, mas se houver excesso de cera ela poderá piorar a qualidade do acabamento.

Faça um anel de cartão ou borracha fina de 130 mm de diâmetro e com uma largura de 15 mm para apoiar o lado convexo da ferramenta sobre a bancada e evitar que ela oscile. Forre o betume com um plástico fino (pode ser de sacola de supermercado) e coloque o espelho por cima. Use dois ou três livros grandes como peso para prensar mais rápido (~ 2 a 3 kg). Após algumas horas, você vai notar que o betume vai escoando, cedendo e aumentando a área de apoio. Entre 24 e 48 horas já deve ter apoiado a parte central (espelhos maiores demoram mais tempo). Refaça os sulcos que fecharem durante a prensagem e prense novamente.

Enquanto o espelho prensa a ferramenta, aproveite para construir um aparelho de testes de Foucault . Basicamente o que precisamos para testar um espelho esférico é uma lanterna com uma luz pontual (ou uma fenda ajustável) e uma lâmina. Mas a construção de um aparelho completo irá facilitar bastante este trabalho.

Polimento fino

Quando a ferramenta estiver pronta, inicie o polimento final, com o rouge retirado da suspensão na água. Em pouco tempo o espelho começará a ficar transparente. Utilize os cursos de ajustagem , com pequena amplitude e sem forçar.

Após uns 10 minutos de trabalho, inspecione o espelho. Se o polimento estiver distribuído por toda a superfície, é sinal que ele está bem esférico mas, se pelo contrário, estiver concentrado no meio, somente nas bordas do espelho ou de maneira irregular, será impossível corrigir a curvatura com o rouge. Teremos de voltar ao abrasivo #1500 ou até o #1000 para uma nova lapidação.

Com cerca de 4 horas de trabalho no rouge, a superfície estará bem polida, melhor até que o polimento original do vidro, e se observada contra a luz, com uma lente forte, apresentará apenas alguns pontos remanescentes da lapidação. Estes pontos desaparecerão durante as inevitáveis correções da curvatura.

Aí vamos para a parte mais delicada: os testes e correções.