O suporte do espelho diagonal

O suporte do espelho secundário, também chamado de cruzeta ou aranha , pode ser feito de duas tiras de chapa #24 ou #26 com 10 mm de largura com 159 mm e 161 mm, respectivamente. As chapas devem ser dobradas e furadas antes de serem encaixadas em um bloco central de madeira, torneado com 26 mm de diâmetro (ou a medida do seu diagonal), chanfrado a 45º e com dois cortes na parte posterior, deslocados 45º do plano do chanfro, sobre o qual será fixado por garras e parafusos o espelho diagonal. Evite colar o espelho secundário: este procedimento pode causar distorções. Ajuste e cole as hastes no bloco de madeira. Se obedecidas as dimensões, as ajustagens podem ser feitas apenas torcendo as lâminas ou através dos furos ovalados durante a montagem.

Alguns amadores preferem aranhas ajustáveis , com parafusos de regulagem. Uma maneira fácil de construir uma assim é usar um disco metálico com o diâmetro externo do espelho secundário e uma espessura de 10 mm para construção do bloco suporte. As lâminas de ancoramento terão uma ponta dobrada e prensada nos furos e entalhes correspondentes. Após cortadas nas dimensões corretas, as outras extremidades serão providas de furos de pequeno diâmetro para receber pinos de travamento aos parafusos de fixação no tubo. O espelho diagonal será montado no interior de um tubo cortado a 45 graus e fixado em outro disco do mesmo diâmetro, com uma espessura menor. Este sistema permite o avanço ou recuo do secundário, assim como seu perfeito alinhamento com o eixo óptico. Entretanto, a flexibilidade das lâminas não justificam estes acessórios extras, que ainda correm o risco de bambear durante o transporte e deixar cair peças sobre o espelho primário.

Uma terceira opção é o uso de hastes redondas de pequeno diâmetro. Uma boa escolha são os raios de rodas de bicicleta que, depois de cortados nas dimensões corretas, podem ser facilmente montados no disco central, através de um furo do mesmo diâmetro do arame. Depois de atravessar o disco até o furo central, a ponta é esmagada e a haste puxada para trás até alinhar com a face do furo. Este modelo tem a vantagem de facilitar a construção e a montagem, e a porca apresentar um bom acabamento.

Escolha o modelo que mais agradar. Como o conjunto é muito leve, raramente precisará de novos ajustes.

Lâminas de fechamento

Um procedimento interessante pode ser o fechamento do tubo por uma lâmina que suporta o secundário. A eliminação das hastes da aranha melhora sensivelmente a imagem e a lâmina evita correntes de ar no interior do tubo, tornando as imagens mais estáveis, chegando algumas vezes a ser comparada com a de telescópios refratores. Mas a construção de uma lâmina de fechamento exige a aquisição de um bloco de vidro de boa qualidade e seu polimento, visando superfícies perfeitamente paralelas e sem ondulações que possam deteriorar a imagem.