O suporte de oculares

Página em construção

Os focalizadores comerciais de cremalheiras são de construção complicada e custos elevados, mas funcionam muito bem. Como alternativas podemos usar focalizadores mais simples, como os deslizantes ou helicoidais. Um dos mais simples é um conjunto que consiste em uma base e um suporte tubular deslizante sobre feltro, para oculares de 24,5 mm ou 31,7 mm de diâmetro interno (.965" e 1,25" - padrão americano).
Dê preferência para o suporte de 31,7 mm porque as oculares maiores são geralmente mais bem feitas e com melhor qualidade óptica, além de diminuir a possibilidade de obstrução do cone de luz vindo da objetiva.
E, é claro, poderá receber também as oculares menores com o uso de um adaptador.

Um focalizador com melhor aparência pode ser feito com pedaços de tubos e conexões de PVC tipo rosca. Você vai precisar de:

para montar o conjunto . Elas são fáceis de usinar e colar.
O uso de um tubo interno permite uma ajustagem rápida e a fixação com o parafuso permite a troca rápida da ocular sem desalinhar o telescópio. O ajuste fino é feito deslizando a luva sobre o feltro encaixado no rebaixo.

Este mesmo material pode ser usado para construir um focalizador com rosca. Para evitar o pequeno deslocamento da rosca, um passo maior pode ser adotado se for utilizada uma hélice postiça instalada em um sulco feito com um passo maior, entre 6 e 8 mm. Neste caso ambas as peças terão apenas a ranhura fêmea da rosca . Ele mantem melhor a focalização e suporta o peso de uma máquina fotográfica.

Outra variação deste modelo que funcionou bem é a alternativa de usar apenas um parafuso que serve de guia dentro de um sulco e de trava de fixação. Fazer este sulco é um pouco mais complicado.

Um focalizador de rosca pode ser usado, se a rotação da ocular não for um problema. Como o movimento da rosca é relativamente lento, é recomendável usar um tubo interno para suporte da ocular, que possa ser movido e posicionado rapidamente. Podem ser usadas conexões hidráulicas ou peças torneadas .

Outra opção é fazer um focalizador helicoidal mais elaborado, que vai depender de um bom torneiro para fazer o serviço. É construído em alumínio ou latão, com uma rosca com hélice à direita e uma à esquerda. O movimento combinado das duas roscas permite um movimento rápido e preciso, sem girar a ocular, cujo suporte é guiado pelo pino.
Este focalizador pode suportar uma máquina fotográfica, abrindo mais um horizonte de trabalho.

Uma nova opção é a compra ou a fabricação de um focalizador tipo "Crayford" cujo canhão desliza sobre mancais e é movimentado por atrito do eixo acionador. Tem um funcionamento suave e preciso.

Alguns destes focalizadores chegam a ter um micrômetro para reposicionamento preciso para fotografias.

Fixe o conjunto no tubo através de parafusos perfeitamente perpendicular ao tubo e alinhado com o eixo óptico refletido pelo diagonal.