Os apontadores

Página em construção

Apontadores simples

Depois das oculares, o segundo item mais necessário num telescópio é um dispositivo ou sistema auxiliar de apontamento.

O campo de um telescópio é muito pequeno e precisaremos de algo para auxiliar nesta tarefa. Depois de algumas tentativas para encontrar um astro sem um apontador é que entendemos como isso é difícil.

Uma simples mira construída com um orifício e um anel, fixados diretamente no tubo, pode ser o bastante . Pinte a parte traseira do anel dianteiro de branco ou com tinta fosforescente para facilitar sua visão no escuro. Uma pequena lanterna pode ajudar na visualização da mira.
Uma boa opção é fazer as alças dobráveis para evitar danos no transporte.

Uma montagem interessante é a imitação de uma luneta com um retículo substituindo a objetiva e um furo pequeno (3 mm) no lugar da ocular . Use um pedaço do tubo de 1/2" com quatro furinhos e um arame de cobre fino para fazer o reticulo.

Outra altenativa é fazer um apontador tipo "reflexivo" . Ele se presta muito bem para o apontamento de objetos brilhantes e chega a ser mais "amigável" que uma buscadora.
Este tipo de acessório não proporciona aumentos. O que vemos é um ponto luminoso sobre o fundo do céu. O ponto luminoso é gerado pela concentração da luz de um led por uma lente montada no interior do tubo quadrado de alumínio. Existem vários modelos deste apontador. Nós preferimos fazer um vertical removível. O led é ativado por duas pilhas de relógio quando a lâmina interruptora faz contacto com o tubo ao ser apertada com o dedo. Para fixá-lo montamos um grampo com mola e instalamos diretamente na boca do tubo do telescópio. O grampo e os parafusos laterais permitem o alinhamento, que deve ser feito a cada instalação.

Uma nova opção são os apontadores de laser verde. Alguns amadores o instalam em um suporte similar ao das lunetas buscadoras, mas um simples suporte com entalhes em V fixado ao telescópio pode realizar este trabalho e ainda libera o laser para o apontamento de outros astros para o público.
Depois de fixado e alinhado este suporte fica quase despercebido na lateral do instrumento.
Uma alternativa ainda melhor é um suporte ajustável. Como o feixe dos laseres não coincide exatamente com o eixo da "caneta" este dispositivo permite o alinhamento e corrige esta diferença .