O céu do mês

Dúvidas e Perguntas?

Objetivo

Demonstrar o movimento anual do céu e a visibilidade das constelações. Os equinócios. A eclíptica. As constelações do Zodíaco. O primeiro ponto de Áries.

Material

- Planetário de Orrery
- Mapa do Zodíaco
- Mapa celeste
- Horóscopo de revista ou jornal que tenha as datas dos signos
- régua de 50 cm

Montagem

Instale o Orrery na borda de uma mesa pequena ou carteira como indicado na figura. Retire a "Lua" e seu suporte. Junte uma segunda mesa da mesma altura.

Faça um mapa simplificado do Zodíaco. Use três ou quatro tiras de cartolina para fazer um mapa de 2,40 m de comprimento por 20 cm de largura e divida em 12 seções iguais. Na parte superior faça a graduação conforme indicada no desenho. Na parte inferior de cada mapa coloque a Ascensão Reta. Providencie dispositivos para emendar as tiras (prendedores de roupas, grampos ou clips).

Desenhe de maneira simplificada as constelações do zodíaco e seus nomes. Junte as pontas formando um anel com as constelações voltadas para dentro.

Procedimento

Coloque este anel em torno do Orrery de modo a permitir o movimento do globo. Posicione o ponto 0º/ RA=0 no equinócio ascendente (ponto que o Sol atravessa o plano do equador da Terra, passando do hemisfério sul para o norte).

Mostre aos alunos a importância deste ponto. Ele é a origem do círculo horário no sistema de coordenadas celestes. É chamado de primeiro ponto de Áries, porque ficava naquela constelação. Hoje se deslocou para a constelação de Peixes, devido ao movimento de precessão do eixo da Terra, que completa um ciclo a cada 25.000 anos. É devido a esta precessão que somos obrigados a publicar novos mapas de 25 em 25 anos.

Mostre a linha amarela central do mapa, a eclíptica. Ela representa o caminho seguido pelo Sol durante o ano (os planetas também, com ligeiras variações). Mostre a posição do equador da Terra, e como êle mantém a sua posição durante o ano. Explique a projeção do equador na esfera celeste, gerando o equador celeste. Mostre os cruzamentos do equador celeste com a eclíptica.

Mostre as constelações do zodíaco (textualmente: círculo dos animais). Explique como as outras constelações estão distribuídas no restante do céu. Usando o mapa celeste, mostre as constelações que ocupam a mesma Ascensão Reta de cada constelação do zodíaco. Mostre sua coincidência com os nomes dos signos do horóscopo. Girando o Orrery, mostre o alinhamento Terra-Sol-constelação para cada mês do ano e a coincidência com as datas citadas no horóscopo.

Instale o círculo horário sobre o globo e mostre quais constelações podem ser vistas a cada época do ano. Mostre que pessoas colocadas em posições diferentes vêm partes diferentes do céu e podem observar fenômenos que outros não podem ver.

Explique o crepúsculo astronômico (aproximadamente 15º de cada lado do Sol) e mostre a parcela do céu que pode ser vista durante uma noite, do entardecer até a alvorada. Use a régua para definir o horizonte e o céu acima dêle. Mostre que para cada mês do ano temos uma constelação do zodíaco ofuscada pelo Sol, e portanto, impossível de ser observada, enquanto que a constelação oposta fica alta no céu.