Pergunta:

- Hoje há uma possibilidade de existir vida em algum dos planetas? Por quê?

Resposta:

- Existe sempre a esperança de encontrar sinais de vida nos planetas do Sistema Solar. A vida parece ser um processo quase inevitável, apesar das oposições dos teólogos, e tem sido encontrada nos lugares mais improváveis da Terra.
O planeta que reúne as maiores chances de existência de alguma forma de vida é Marte, para onde foi enviada em 1999 uma sonda para pesquisa biológica do solo marciano, a Mars Lander, mas devido a alguma falha nos sistemas na hora do pouso, a sonda parou de enviar sinais.
Outra sonda, a Mars Global Surveyor está em órbita em torno de Marte desde setembro de 1997 e já deu mais de 8.500 voltas em torno do planeta, tirou mais de 58.000 fotos, enviou milhões de dados para a Terra e conseguiu provas da existência de água em grandes quantidades no passado.
A presença de água é um forte indício que poderia existir vida naquele planeta, já que a água é a base de quase todo tipo de vida que conhecemos.
Foram encontrados fósseis de bactérias em rochas de Marte, que ainda estão sendo estudadas.
Várias sondas chegaram a Marte na oposição de 2003/2004. A ESA (Agencia Espacial Européia) lançou a Mars Express com o módulo Beagle-2. O módulo teve problemas e se chocou contra o solo. O Japão lançou em 1998 a Nozomi e a Nasa enviou dois "rovers" que estão trabalhando sobre o planeta. Em meados de 2005 entra em operação o radar Marsis da Mars Express que pode detectar água abaixo da superfície. Apesar destes esforços ainda não foram encontrados sinais de vida. Outras missões estão sendo planejadas para a oposição de 2005/2006, como a Mars Reconnaissance Orbiter, Mars Science Lander e a Phoenix.
Veja em Satélites e sondas na seção Dicas , mais detalhes sobre estas missões.

Marcelo Moura - Observatório Phoenix

Feche esta janela para voltar às perguntas