Pergunta:

- Eu tenho uma luneta de 30X que não dá para ver muita coisa e quero comprar uma luneta newtoniana de 600x. O que eu poderei ver com ela?

Resposta:

- Em um telescópio, a característica mais importante não é o numero de aumentos que ele dá. 30x pode ser um bom aumento, dependendo do que você está observando: o mais importante é a abertura (diâmetro da lente) que afeta diretamente a quantidade de luz que entra no telescópio.
O telescópio newtoniano , é assim chamado porque foi inventado por Sir Isaac Newton, aquele grande matemático inglês que conseguiu equacionar as leis da gravitação universal. Sua principal característica é uma grande abertura. Um telescópio newtoniano não é uma luneta. Luneta é um óculo de alcance para uso terrestre, normalmente pequeno, que fornece imagens direitas. Geralmente são do tipo "Galileu" (lente positiva combinada com lente negativa = imagem virtual ). Como o aumento é pequeno, pode ser usada nas mãos e algumas se encolhem para caber no bolso. Aparecem muito em filmes de pirata.
Um telescópio pode ser refrator ou refletor (de lentes ou de espelhos) e fornece imagens invertidas porque usa lentes positivas ( imagem real ). No céu não existe "lado de cima". Podem conseguir grandes aumentos, mas precisam de uma base para se manter estáveis. Os telescópios podem usar acessórios inversores de imagens, para uso terrestre.
A maioria dos observatórios de amador e alguns profissionais têm telescópios newtonianos, devido às suas ótimas características de qualidade de imagem, grande abertura e luminosidade (f/D pequeno).

Marcelo Moura - Observatório Phoenix

Feche esta janela para voltar às perguntas