Pergunta:

- Sou professor de Ciências e Biologia da Rede Estadual de Ensino de São Paulo, e estou com uma dificuldade que, espero, você possa me ajudar. Eu gostaria de desenvolver uma atividade multidiciplinar em minha escola e para isso preciso reproduzir a esfera celeste em uma sala de aula. Explico: eu gostaria que quem estivesse no centro da sala pudesse ver os astros celestes que circundam a Terra. Para isso pretendo forrar as 4 paredes, o teto e o chão com um fundo preto e "aplicar" os objetos nesse fundo, de maneira a dar a sensação de estar flutuando no espaço. Uma luz negra forte dará conta de fazer esses objetos brilharem. Desde já agradeço sua valiosa atenção e colaboração.

Resposta:

- A sua sugestão parece ser mais impressionante, mas acho que o uso de um planetário seria de maior proveito. Existe um projetor planetário simples que consiste em um recipiente cilíndrico de acrílico pintado de preto e com pontos transparentes que envolve uma lâmpada de filamento pequeno. A luz passando pelos pontos não pintados, projeta no teto e nas paredes este pontos.

Uma vantagem deste sistema é que qualquer sala escura pode servir de planetário e o cilindro pode ser girado, simulando a rotação da Terra e mostrando o céu de várias épocas do ano. Alterando a inclinação do cilindro, você pode simular a visão de latitudes diferentes. Construa uma base de madeira com rodinhas para apoio do cilindro para permitir a sua rotação.Se não conseguir um recipiente de acrílico, um vidro grande pode servir. Antes de pintar o cilindro, proteja os pontos das estrelas com um pontinho de cera derretida na ponta de um palito. Trabalhando em uma sala escura, a gente consegue posicionar razoavelmente as estrelas. Depois de pintado e seco os pontos são facilmente removidos.

Marcelo Moura - Observatório Phoenix

Feche esta janela para voltar às perguntas