Pergunta:

- Quais novas estrelas surgiram no seculo XX, o nome delas e distância da terra.

Resposta:

- As estrelas se formaram há muitos bilhões de anos.
Com a construção de telescópios maiores, milhões e milhões de estrelas podem ser "descobertas" a cada ano, mas isso não quer dizer que elas sejam novas. Pelo contrário, algumas estrelas terminam sua vida com uma formidável explosão e lançam no espaço as substancias pesadas formadas durante a sua existência, formando nebulosas. Quando uma estrela explode desta maneira ela é chamada de Nova (estrela nova em latim) ou Supernova dependendo da sua massa. Na verdade ela não é uma nova estrela. É que ela era pouco brilhante antes da explosão e não foi notada. Com o desenvolvimento da fotografia, agora podemos comparar as fotos dos campos estelares e verificar nas fotos mais antigas qual foi a estrela que explodiu.
Leia mais na seção Astronomia - As Estrelas - A morte de uma estrela.
Algumas Novae (plural de nova), ficaram famosas, como a do ano 1054, que formou a nebulosa do Caranguejo, e foi registrada pelos astrônomos chineses.
Os grandes telescópios nodernos têm registrado esplosões de Novae em galáxias distantes, e acompanhado a sua variação de brilho, que dura pouco tempo: entre alguns dias e alguns meses.
Como este é um acontecimento muito raro, costuma-se identificar a estrela apenas como Nova 1934, Supernova 1572 ou SN 1572, onde 1934 e 1572 são os anos em que foram observadas as explosões.
Somente as Novae e Supernovae de maior brilho, ou mais próximas de nós ganham maior destaque, como a Supernova 1987, descoberta pelo astronomo canadense Ian K. Shelton.

Marcelo Moura - Observatório Phoenix

Feche esta janela para voltar às perguntas