Pergunta:

- Sou estudante do 2º ano do ensino médio , em novembro teremos uma feira multidisciplinar e meu grupo ficou com a matéria de matemática (geometria) e o professor pediu para que fizessemos um trabalho para feira que envolvesse matemática e astronomia , mas estou achando dificuldade para encontrar uma relação entre esses conteúdos , eu entrei no site Feira de ciencias e vi esse e-mail , e gostaria de saber se alguém poderia me dar alguma informação que podesse ser útil para a realização desse trabalho.

Resposta:

- Astronomia e matemática são duas ciências tão inter-relacionadas que é difícil trabalhar com uma sem pensar na outra.
Todos os movimentos astronômicos são regidos por leis matemáticas e, do outro lado, é difícil tentar visualizar o cosmo sem modêlos matemáticos.
Por este motivo, alguns dos fenômenos observados são colocados como hipótese até que alguém consiga explicar matematicamente sua razão.
Um buraco negro, por exemplo só pode ser imaginado através destes modelos.
Deste modo a astronomia forçou um desenvolvimento extraordinário da matemática e dos modelos geométricos, trabalhando com um número de dimensões além da nossa capacidade de imaginar.
No caso de uma feira, teremos de nos concentrar em um modêlo simples, que possa passar algum conhecimento aos alunos do seu colégio. Ai vão algumas sugestões:
- sistemas de coordenadas celestes
- movimento anual do Sol (inclinação do eixo da Terra)
- relógio de Sol
- tempo solar verdadeiro (excentricidade da órbita da Terra - movimento areolar)
- calculo da massa de um astro em função de um corpo em órbita (Terra x Lua)
- órbitas: as 3 leis de Kepler
- formas geométricas das órbitas (curvas conicas)
Todos estes assuntos permitem uma abordagem prática, com a construção de modelos e demonstrações práticas. Escolha um assunto e mãos à obra!

Marcelo Moura - Observatório Phoenix

Feche esta janela para voltar às perguntas