Pergunta:

- Como posso calcular a hora sideral? Como era feito antigamente para saber a hora certa?

Resposta:

- A transformação das coordenadas equatoriais em Ascensão Reta (AR), ou seja, em horas minutos e segundos foi um golpe de mestre!
Este sistema é um relógio!
Era assim que os observatórios isolados acertavam seus relógios. Se você tiver uma luneta meridiana, pode medir o momento exato que uma estrela cruza o meridiano local. A hora sideral é igual à Ascensão Reta da estrela, naquele instante. Deste modo os observatórios podiam acertar o mecanismo do círculo de AR e trabalhar por toda a noite.
Alguns observatórios usam um relógio sideral. Este relógio normalmente tem um mostrador de 24 horas e seu mecanismo funciona 4 minutos por dia mais rápido que um relógio "normal". Este relógio permite acertar o círculo horário a qualquer momento. Outra alternativa é usar as tabelas publicadas no Anuário de Efemérides Astronômicas. Estas tabelas trazem a correspondencia entre a hora sideral e a hora universal, dia a dia, para um determinado ano.
Atualmente podemos contar com calculadoras e computadores que transformam facilmente a hora local ou hora universal em hora sideral.
Se tivermos um telescópio orientado dotado de círculos graduados, basta apontar para uma estrela conhecida e ajustar a AR. O indicador vertical irá mostrar a hora sideral.
Se o telescópio tiver um sistema de acompanhamento ancorado ao círculo horário, como o do nosso observatório, este indicador mostrará a hora sideral enquanto permanecer ligado.

Marcelo Moura - Observatório Phoenix

Feche esta janela para voltar às perguntas