Pergunta:

- Gostaria de saber detalhes sobre as leis de Newton.

Resposta:

- As 3 leis de Newton são a base da mecânica clássica. Costumamos nomeá-las como:

1- A lei da inércia: O momentum (quantidade de movimento) de um corpo é constante, a menos que uma força externa aja sobre ele.
Isso significa que se um corpo estiver parado, ele continuará parado até que alguma força o desloque. Por outro lado se o corpo estiver em movimento, ele permanecerá em movimento indefinidamente, em linha reta. Se alguma força for aplicada na mesma direção, ele irá aumentar ou diminuir sua velocidade. Se a força for aplicada em outra direção ele descreverá uma curva.

2- A lei da aceleração: a aceleração de um corpo é diretamente proporcional à força que age sobre ele e inversamente proporcional à sua massa.
Isto quer dizer que um corpo leve pode ser acelerado rapidamente com uma força. Se o corpo for mais pesado a mesma força irá acelerá-lo mais devagar.

3- A lei da reação: a cada ação corresponde uma reação de valor igual e de sentido contrário. Quando você empurra uma mesa, a mesa "resiste" ao empurrão com uma força igual e oposta. Se você chutar uma pedra, a reação pode quebrar o seu pé!

Baseado nestas três leis, Isaac Newton pôde equacionar os movimentos dos corpos e dos planetas.

Marcelo Moura - Observatório Phoenix

Feche esta janela para voltar às perguntas