Pergunta:

- O que é ano sideral?

Resposta:

- Este conceito é um pouco difícil de ser visualizado.

Para entender o conceito de ano sideral é necessário conhecer o dia sideral. Você sabe que um dia é o tempo de uma rotação da Terra em torno de seu eixo. Para medir esta rotação usamos um ponto de referência que obrigatoriamente deve estar fora da Terra.

Vamos usar duas referências: o Sol, que está bem distante, e uma estrela, muito mais distante, que pode ser considerada como uma direção fixa.

Registramos o momento da passagem do Sol e desta estrela por um meridiano e cronometramos o tempo da passagem seguinte. Verificaremos que aproximadamente 23 horas e 56 minutos depois a estrela cruzará nosso meridiano, mas o Sol só chegará 4 minutos mais tarde. Isso acontece porque a Terra está se movimentando em torno do Sol, e neste tempo ela terá percorrido aproximadamente 1 grau sobre sua órbita. Se continuarmos cronometrando diariamente observaremos que a diferença irá aumentando e teremos uma defasagem de 12 horas (meia volta) depois de 6 meses. Depois de um ano as passagens voltarão a coincidir, mas o Sol estará com um atraso de uma volta, ou seja, 1 dia.

Podemos concluir então que para 365 dias solares (um ano solar) é aproximadamente igual a 366 dias siderais, (365 voltas em torno do eixo mais uma em torno do Sol), Este é o tamanho do ano sideral.

Para firmar este conceito, use desenhos para representar o Sol, a Terra e sua órbita, e linhas paralelas para representar a direção da estrela distante.

Veja também, na seção Astronomia: O tempo.

Apenas para registro: o ano solar vale 365 dias 5 horas 48 minutos e 46 segundos e o ano sideral 365 dias 6 horas 9 minutos e 10 segundos.

Marcelo Moura - Observatório Phoenix

Feche esta janela para voltar às perguntas