LBT

Large Binocular Telescope

Dúvidas e Perguntas?

Em 12 de outubro de 2005 o Grande Telescópio Binocular (LBT) recebeu a sua "primeira luz" combinando as imagens dos dois espelhos fabricados no Steward Observatory Mirrors Laboratory (SOML) em Tucson, no Arizona.

O telescópio consiste em um par de espelhos de 8,4 metros montados lado a lado sobre uma estrutura altazimutal. Este arranjo tem características únicas.
Com uma distância de 14,4 metros de centro a centro, o conjunto terá uma resolução equivalente à de um telescópio de 22,8 metros de abertura e um poder de ganho de luz de um telescópio de 11,8 metros.
Os espelhos parabolóides de 16 toneladas e 894 milímetros de espessura (na borda) têm uma distância focal de 9,59 metros (f/D= 1,142). Neste ponto (foco primário) podem ser inseridas câmaras ou interferômetros através de uma estrutura pivotada (B). Outra estrutura (A) pode posicionar espelhos côncavos de 911 milímetros de diâmetro, num arranjo Gregoriano de relação final F/D= 15.
Estes espelhos secundários finos estão equipados com 672 atuadores do sistema de óptica adaptativa, similares aos usados no MMT (Monolitic Mirror Telescope , antigo Multi Mirror Telescope). A luz refletida por eles passa pelo furo central de 889 mm dos espelhos principais e é dirigida a espectrógragos gêmeos (E) montados sob a estrutura.
Um terceiro arranjo (C) permite que terciários planos de formato elíptico (50 x 64 cm) sejam inseridos desviando a luz dos dois espelhos para um dispositivo (F) que combina os dois feixes em uma só imagem.

O sistema de estruturas pivotadas permite alterações rápidas na configuração do instrumento.

Arranjo dos espelhos do Grante Telescópio Binocular

Uma estrutura pivotada suplementar (D) sustenta o sistema de cobertura para proteção dos espelhos. Um dispositivo especial permite a realuminização dos espelhos sem que eles sejam removidos do telescópio.

A enorme estrutura altazimutal do gigantesco binóculo, com dois mancais hidrostáticos de 10 metros de diâmetro, foi construída pela ADS de Milão, na Itália.

O equipamento em forma de T, que contém o sistema óptico para combinar os feixes de luz e colocá-los em fase foi construído pelo Instituto de Astronomia Max-Planck, em Heidelberg, na Alemanha.

O telescópio de 580 toneladas está instalado no Observatório Internacional do Monte Graham (3.190 m), 85 km a NE de Tucson, próximo ao Telescópio Vatican (1,8 m) e ao Telescópio Submilimétrico Heinrich-Hertz. Uma estrutura protetora especial de forma cúbica de 40 metros de altura, capaz de operar com ventos de 80 km/h e resistir a ventos de 225 km/h, foi construída e montada para entrar em operação no final de 2005.

A construção do LBT é um projeto de 120 milhões de dólares, gerenciado pela Corporação LBT, uma parceria criada em 1992 que inclui a Universidade do Arizona, a Universidade Estadual de Ohio, a Corporação de Pesquisa, a LBTB, um consórcio de pesquisas astronômicas alemão e o INAF, Instituto Italiano de Astrofísica.

18-jul-2005
Voltar