Revisão do telescópio

O telescópio foi retirado do antigo observatório e, durante a construção do novo prédio será revisado.
Os elementos ópticos foram retirados e embalados para maior proteção, e só receberão nova prateação na ocasião da reinstalação.
Alguns componentes da parte mecânica serão simplesmente limpos e remontados, mas outros vão sofrer uma modificação mais drástica.
Quando montávamos câmaras ou telescópios secundários para fotografia sobre a forquilha, tivemos alguns problemas de deslizamento da embreagem sobre a corôa principal. Para solucionar este problema, instalamos freios extras acionados por molas e desacoplados por solenóides, que são acionados a partir do contrôle remoto.
Apesar de terem resolvido o problema imediato, o sistema ficou barulhento, principalmente para ser acionado durante a madrugada silenciosa.
Estou fabricando um novo sistema de bloqueio tipo freio de cinta, que será acionado manualmente e de maneira totalmente silenciosa.
O focalizador foi substituido por um suporte de acessórios fixo capaz de suportar aparelhos mais pesados. Ele receberá alguns anéis para melhor vedação da luz e um acabamento anodizado definitivo.
Eliminado o focalizador, foi instalado um novo sistema de ajustagem do fóco que movimenta o espelho secundário. Algumas peças deste mecanismo sofrerão ajustes a fim de eliminar pequenas folgas. Os planos originais de movimentar o conjunto eletricamente foram abandonados devido ao bom desempenho do sistema atual.

Voltar