O espelhamento

Finalmente temos uma objetiva e um diagonal prontos, ou quase:

falta o espelhamento.

O espelhamento pode ser feito de três maneiras:

- pela deposição química de prata, ou
- pela vaporização a vácuo de alumínio, ou
- pela vaporização a vácuo de prata (última palavra em alta-tecnologia).

Cada opção tem suas vantagens e desvantagens.

A prata, enquanto nova, tem um índice de reflexão melhor que a do alumínio e é muito mais barata, mas oxida em pouco tempo.
A deposição de alumínio, conhecida como aluminização é mais cara e só é feita em oficinas especializadas por um custo muito maior, mas é mais resistente e mais durável.
Finalmente a vaporização de prata em laboratórios sofisticados, que é a opção mais recente dos grandes observatórios. A camada tem melhores características de reflexão e é bastante durável devido a uma camada protetora de sílica.
Fazer o espelhamento em casa é viável, mas trabalhoso e demorado.

O procedimento descrito é usado há muitos anos pelas vidraçarias para a fabricação de espelhos para os mais diversos fins. O processo baseia-se na propriedade do açúcar invertido precipitar a prata sobre o vidro quando misturado com uma solução amoniacal de óxido de prata . A solução de óxido de prata não pode ser guardada porque perde suas características e a de açúcar funciona melhor quando está velha.

Todo o material pode ser encontrado em farmácias, mas para evitar o trabalho, a perda de materiais e ganhar tempo, já que iremos fazer somente um espelhamento a cada um ou dois anos, é preferível procurar as oficinas das vidraçarias que fazem espelhos e negociar o acompanhamento do trabalho.

Para fazer o espelhamento os vidros devem estar perfeitamente limpos, mas não permita que usem máquinas de limpeza com abrasivos: elas destroem o perfil óptico que tanto batalhamos para conseguir.
O vidro deve ser muito bem lavado e enxaguado com água destilada. Para desengraxar use uma solução de ácido nítrico.

A aplicação de uma solução aquosa de nitrato de amônia melhora a aderência da prata ao vidro, mas este nitrato é praticamente impossível de ser obtido: por ser utilizado na fabricação de explosivos sua venda é controlada pelo exército.

Ao contrário dos espelhos comuns das vidraçarias, o prateamento será feito na primeira superfície, por este motivo, não deve ser tocado com os dedos, e com a oxidação terá de ser refeito uma vez a cada um ou dois anos. O telescópio deverá ser guardado tampado para evitar a entrada de poluentes que deterioram a prata, como os gerados pelos escapamentos de automóveis, e aumentar a vida útil do espelho. Para proteger seu espelho nesta peregrinação anual, é recomendável fazer uma caixa de madeira , onde o espelho e o diagonal possam ser acondicionados e transportados sem riscos.