Polindo lentes

Para nossas buscadoras ou na impossibilidade de adquirir oculares melhores para nosso telescópio, podemos nos arriscar a fabricar as mais simples (Huygens ou Dollond e Ramsdem's), a partir de vidros ópticos de óculos usados. Estas oculares usam lentes esféricas plano-convexas. Para isso teremos de polir lentes de pequenos diâmetros (5~30 mm) e com pequenos raios de curvatura (5~40 mm).
As lentes são polidas com uma mistura de abrasivo em pó e água. A água, além de servir de veículo para o abrasivo, evita o aquecimento que poderia trincar o vidro. O lado plano é esmerilado manualmente sobre um pedaço de vidro e depois polido sobre uma ferramenta plana de piche e cera . Existem três sistemas básicos para o polimento de superfícies esféricas. Um deles consiste em usar um bloco de metal (normalmente ferro fundido) usinado com a curvatura desejada. Sobre este bloco será apoiado o vidro óptico previamente fixado em um suporte. A fixação é feita com breu ou lacre aquecido. O bloco é montado em um eixo vertical rotativo, abastecido com a lama abrasiva e o vidro é mantido descentralizado por um mancal fixado em um braço ajustável.

Outro método usa a propriedade da geração de superfícies esféricas pela intersecção de dois cilindros girantes. O dispositivo de polimento consiste em uma plataforma com dois eixos concorrentes, cujo ângulo possa ser ajustado para cada curvatura desejada. O bloco de vidro é fixado a um mandril ou cabeçote e um copo metálico suportado pelo segundo eixo, fora do alinhamento do primeiro faz o desbaste.

Este sistema é mais adequado para lentes de pequenos diâmetros e raios de curvatura, como é o caso das oculares.

Um terceiro processo é artesanal, e consiste em usar uma bolinha de vidro com o diâmetro desejado como base, e fazer o polimento sobre um pedaço de tubo de metal com 3/4 do diâmetro da bola, acionado por uma furadeira manual ou outro dipositivo similar. Da bolinha é retirada uma fatia com o formato da lente desejada. Neste lugar é colado um pedaço de vidro que é polido manualmente. Lembre-se que a bolinha também sofrerá algum desgaste e o raio final será alterado. Se forem feitos dois cortes serão polidas duas lentes de uma só vez.

Em todos os casos, após o desbaste é usado um pedaço de camurça, tecido ou papel tipo mata borrão para fazer a lapidação final. As oficinas de óptica usam peças de um papel próprio que já vem embebido com abrasivo e que tem um desenho adequado para tomar a forma das lentes de óculos. Como nossos raios de curvatura serão muito menores, um pedaço de tecido ou de "perfex" funcionará melhor. Fixe um pedaço de tecido sobre o cabeçote usando um elástico e use óxido de ferro (vermelhão), óxido de alumínio (alumina) ou óxido de cério para o polimento final.

O método mais adequado é o segundo e para isso vamos construir uma politriz simples.
Usaremos madeira para a estrutura, uma haste de latão para os eixos, cavaletes de alumínio de alavancas de basculantes para os mancais (podem ser encontrados prontos em lojas de artigos para serralheiros ou nas serralherias que trabalham com alumínio), um motor velho de toca discos ou ventilador, parafusos e ferragens.
Você vai precisar dos serviços de um torneiro para fazer os mandrís com o furo cônico e as pontas das hastes.

Vamos precisar de:
- um pedaço de madeira compensada de 10 mm de 27 x 15 cm.
- dois blocos de madeira de 40 x 45 x 35 mm.
- dois blocos de madeira de 65 x 45 x 35 mm.
- dois blocos de madeira de 70 x 60 x 20 mm.
- um bloco de madeira de 150 x 60 x 20 mm.
- duas réguas de madeira de 15 x 10 x 170 mm.
- seis cavaletes de alumínio.
- uma haste de latão de 6 mm (1/4") de 30 cm.
- pedaços de tarugo de alumínio ou latão para fazer os mandrís.
- duas hastes de latão de 6 mm (1/4") de 10 cm.
- duas polias de madeira de 85 mm de diâmetro.
- uma polia de madeira de 45 mm de diâmetro.
- uma polia de três gornes de 25, 35 e 45 mm de diâmetro
- uma polia de 15 mm de diâmetro para o motor.
- duas polias de madeira ou plástico de 15 mm de diâmetro.
- um motor de toca discos.
- parafusos auto-atarrachantes.
- três parafusos de 5 mm (3/16") x 80 mm.
- três porcas de 5 mm (3/16") tipo borboleta.
- Cola e pregos.
- um pedaço de chapa e uma mola para o encosto.
- correias de elástico para o acionamento

Fixe os blocos de madeira no compensado com cola e pregos ou parafusos e em seguida monte os pés. Monte os cavaletes de alumínio sobre os blocos conforme o desenho. O cabeçote fixo deverá ter um mancal para evitar o deslocamento axial. Para manter o alinhamento, é bom que as hastes estejam montadas antes de parafusar. Monte as hastes nos mancais e usine a ponta dos pedaços de 10 cm em forma de cone de 1:15. Estes cones farão a fixação dos cabeçotes e assegurarão uma perfeita centragem. Lenbre-se de lubrificar os mancais antes de acionar. Cole as polias com cola forte. A polia pequena que fica no meio da haste longa não deve ser colada, já que será necessário movimentá-la para alinhar a correia quando o bloco móvel for deslocado. Ela será montada apenas com um pouco de interferência. Por trás do bloco móvel fixe um taquinho de madeira e instale um pequeno eixo vertical de 3 mm que suportará as polias móveis de 15 mm. Use um pedacinho de tubo plastico para fazer um espaçador e mantê-las alinhadas. Neste bloco será montado também um parafuso e uma chapinha para comprimir a mola que fará a carga sobre os blocos durante o polimento.
Fixe o motor por baixo da plataforma mantenho o alinhamento das polias. Para as correias poderemos usar elásticos de borracha.
Após fixar todos os componentes cole o pedaço de vidro no mandril do cabeçote fixo. Instale o cabeçote móvel no ângulo desejado e começe o polimento. É recomendável colocar um recipiente plástico debaixo dos blocos para evitar respingos de água e abrasivo. Vá colocando vagarosamente a lama abrasiva e regule a pressão de contato sobre a mola. Não deixe secar. Quando estiver no final do desbaste e do polimento é recomendável variar a rotação do cabeçote móvel mudando a correia para os outros gornes da polia acionadora. Isso evitará defeitos devidos ao sincronismo dos movimentos.
Em poucas horas você terá sua primeira lente.
Para soltar as lentes dos suportes ou da bolinha, mergulhe as peças em água morna e force com os dedos.